• Site
  • Twitter
  • FB
  • Tumblr
  • Inst
  • Youtube

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias


O livro cartonero Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias de autoria de Daniele Carneiro, editora do blog Bibliotecas do Brasil e co-fundadora da editora independente Magnolia Cartonera, o livro foi escrito para motivar e fornecer informações e recursos para quem quer montar uma biblioteca comunitária independente. 
As dicas do livro são abrangentes e podem ser utilizadas por outras bibliotecas e também em bibliotecas escolares por professoras e quem trabalha com escolas.


O 'Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias' tem 6 capítulos com 100 páginas + 2 posters internos com conteúdos inéditos que funcionam como ferramentas para que as pessoas possam começar as suas bibliotecas comunitárias autogeridas e independentes. O conteúdo do livro também é dedicado às pessoas que já começaram uma biblioteca, e aquelas que querem retomar ou dar continuidade aos seus projetos e atividades de incentivo à leitura.

Conteúdo do livro


Capítulo 1. Estrutura, montagem e organização da biblioteca

Nesse capítulo você encontrará 24 tópicos explicados detalhadamente pela autora sobre a montagem de uma biblioteca comunitária do zero. Entre os tópicos você lerá sobre a escolha de um local para montar a biblioteca, a montar a lista de móveis, de materiais e de livros, a pensar nos tipos de bibliotecas comunitárias existentes e a traçar o perfil da sua biblioteca. O capítulo tem informações sobre documentação da biblioteca, limpeza, organização do espaço e iluminação, além de várias dicas importantes sobre instalações elétricas e hidráulicas

Capítulo 2. Cuidados com a biblioteca e dicas de segurança

O 2º capítulo tem 12 tópicos descritos em detalhes, e são os cuidados e precauções que as pessoas interessadas em montar bibliotecas comunitárias precisam ter. Você lerá sobre chuvas, enchentes e inundações, desabamentos e também sobre incêndios, problemas que são constantes em todos os tipos de bibliotecas, e que podem ser evitados ao colocar ações de prevenção em prática. A autora Daniele pesquisou dicas de prevenção, de segurança e de cuidados com os móveis, com o entorno da biblioteca para tornar o ambiente o mais seguro possível para quem trabalha no local e para a comunidade leitora. Você já pensou em tornar a sua biblioteca mais quentinha no inverno e um oásis no verão? Essas e várias outras sugestões estão no capítulo.



Capítulo 3. Serviços e funcionamento

Nesse capítulo são 10 tópicos abordados e explicados de forma minuciosa, referentes aos serviços prestados pela biblioteca comunitária que você pretende montar, sobre cordialidade no atendimento, como lidar com telefone celular na biblioteca e com crianças desacompanhadas com telefones celular. O livro aborda dois dos temas mais estimados pelo blog Bibliotecas do Brasil: o empréstimo facilitado de livros e as bibliotecas com horários amigáveis.

Capítulo 4. Os perigos para uma biblioteca e como evitá-los

São 4 tópicos abordados no capítulo, que explicam como manter a independência e a autonomia da sua biblioteca, como se previnir contra o proselitismo religioso e partidário e como proteger a sua biblioteca de aproximações oportunistas. Há várias outras dicas sobre como manter a integridade do seu espaço de leitura, e previnir investidas oportunistas, além de reflexões aprofundadas sobre os usos nocivos que envolvem persuassão, intrusão, propaganda não solicitqada e apropriação de bibliotecas e projetos de incentivo à leitura por parte de organizações religiosas, de candidatos e/ou partidos políticos.


Capítulo 5. Um pensamento sobre acessibilidade

O capítulo inteiro é uma reflexão sobre a importância da acessibilidade, tema que tem sido abordado em vários textos do blog Bibliotecas do Brasil, sobre como é fundamental que ela esteja presente nas bibliotecas, sobre como não devemos mais tolerar que debates sobre acessibilidade em bibliotecas sejam ignorados ou silenciados.

Capítulo 6. Biblioteca de Mulheres Protagonistas


Capítulo Especial: Biblioteca de Mulheres Protagonistas

 'Ainda que a sociedade, a mídia e o senso comum tentem colocar as mulheres em discordância e imponham limites para o nosso campo de atuação, o fortalecimento da luta pelos direitos das mulheres deve ser uma causa de todas nós. Nós precisamos incentivar e fortalecer espaços culturais onde a voz das mulheres são ouvidas, onde as vozes são predominantes. Por isso decidi escrever um capítulo com muitas ideias, sugestões para programações especiais dedicadas às mulheres, modificações e ações que podem ser feitas dentro de bibliotecas comunitárias para ampliar a participação das mulheres. São ideias que pretendem ajudar a desenvolver as habilidades das mulheres dentro do campo de atuação que desejarem, e incentivá-las a se tornarem leitoras atuantes'.

No livro  a autora também dedicou textos para quem deseja tornar as atividades de sua biblioteca comunitária voltadas para as mulheres da comunidade leitura, incluindo aquelas que estão em situação de vulnerabilidade e mulheres que precisem de incentivo e recursos para gerar renda.
São textos que convidam leitoras e leitores a fazer uma revisão em seus preconceitos, incentivam o apoio, o resgate e a tolerância, e também fornecem instrumentos para que as bibliotecas comunitárias possam auxiliar as mulheres a enfrentar situações difíceis. O capítulo tem 11 tópicos que trazem assuntos para inspirar pessoas que queiram fazer programações literárias especiais dedicadas às mulheres em suas bibliotecas.

Livros Cartoneros


As capas são feitas com caixas de papelão reutilizadas, pintadas e costuradas à mão. O conteúdo interno é o mesmo em todos os livros, mas as capas nunca se repetem o que torna o seu exemplar único. Caixas de papelão são cortadas, pintadas e costuradas à mão por Dani Carneiro e Juliano Rocha, transformando-se em belíssimos livros, mas também de extrema utilidade para quem quer montar sua biblioteca comunitária independente. O livro tem em média 34 cm de largura por 24cm de comprimento, mas dependendo do papelão que coletamos esse tamanho varia em alguns poucos centímetros para mais ou para menos. Toda a linguagem visual do livro foi desenvolvida por Juliano Rocha, editor do blog Bibliotecas do Brasil.

Como comprar

  • Cada exemplar do 'Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias' custa R$30,00 com frete grátis para todo o Brasil
  • Você pode comprar o seu livro através de nossa loja online direto nesse link. A loja aceita cartões de crédito, boleto bancário e todas as outras formas de pagamento oferecidas pelo Mercado Pago e pelo PagSeguro. 
  • Pode ser comprado através de depósito em conta bancária (envie um email para contato@bibliotecasdobrasil.com informando quantos livros você deseja comprar, e nós te passamos os dados da conta e demais informações).

Sobre a autora 

Daniele Carneiro é criadora do blog Bibliotecas do Brasil, editora e autora com 3 livros independentes lançados através do blog e da Magnolia Cartonera, da qual também é fundadora.

Há 5 anos coleta relatos e histórias sobre bibliotecas e projetos independentes de incentivo à leitura e partilha de livros, desenvolvendo conteúdo inédito e informativo que tem publicado no blog Bibliotecas do Brasil.
Esteve envolvida na criação e desenvolvimento de várias bibliotecas comunitárias independentes e minibibliotecas em comércios de Curitiba e no litoral do Paraná.
Seus textos são voltados a despertar o interesse das pessoas para ações de partilha de livros, incentivá-las a começar seus próprios projetos que valorizem a leitura por prazer e a autonomia, a convivência e o bem estar através da busca pelo conhecimento que considera uma atividade apaixonante.

Contato: contato@bibliotecasdobrasil.com
Instagram: @bibliotecasbr @askforjazz


Livros publicados pela Magnolia Cartonera e blog Bibliotecas do Brasil: 

Contato

Fale com a gente


Localização

Vila Cubas - Curitiba/PR - Brasil

Email

contato@magnoliacartonera.com