• Site
  • Twitter
  • FB
  • Tumblr
  • Inst
  • Youtube

sábado, 20 de junho de 2020

Dia Mundial do Refugiado - Ações Simples, Bibliotecas Transformadoras



20 de Junho é o Dia Mundial do Refugiado ou World Refugee Day 

No livro "Bibliotecas Mudam o Mundo da Magnolia Cartonera" no capítulo "Ações Simples, Bibliotecas Transformadoras" nós falamos sobre os programas gratuitos de alfabetização e leitura organizados por bibliotecas para pessoas que estão refugiadas ou são imigrantes. 

Nós falamos sobre as dificuldades enfrentadas por mulheres negras imigrantes e sobre a turma de alfabetização e leitura que elas fazem parte em uma biblioteca pública de NYC. Falamos sobre como o curso é organizado, sobre o trabalho da professora de alfabetização, e alguns dos métodos usados para as aulas. Para mim, que sou uma apaixonada pelo incentivo à leitura e principalmente pela capacitação de mulheres, foi fascinante pesquisar e escrever sobre esse tema, e poder levá-lo ao conhecimento de mais pessoas através da publicação de "Bibliotecas Mudam o Mundo". 

Quem faz parte da organização de bibliotecas, grupos de leitura, coletivos de incentivo à leitura, bibliotecas counitárias, e outras ações e iniciativas que envolvem os livros, poderão facilmente se inspirar com esta leitura e articular seus próprios grupos de alfabetização e capacitação das mulheres que mais precisa. 

No momento o livro "Bibliotecas Mudam o Mundo" está esgotado por causa da pandemia de coronavírus, mas estamos trabalhando para lançá-lo em ebook em breve. 

***Acompanhe o perfil do Blog Bibliotecas do Brasil @bibliotecasbr  e da Magnolia Cartonera @magnoliacartonera no Instagram


Texto e foto: Daniele Carneiro - contato@bibliotecasdobrasil.com

Contato

Fale com a gente


Localização

Portão - Curitiba/PR - Brasil

Email

contato@magnoliacartonera.com