• Site
  • Twitter
  • FB
  • Tumblr
  • Inst
  • Youtube

sábado, 27 de junho de 2020

Mediação da Leitura Literária em Bibliotecas - Iniciativas Espontâneas de Acesso ao Livro




A bibliotecária Lorisa Pinolevi (@pinolevi) de São Paulo, em 2018 fez seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre o tema “Iniciativas Espontâneas de Acesso ao Livro” em que ela expôs iniciativas de pessoas que não são bibliotecárias e/ou sem formação em biblioteconomia e que fazem um trabalho relevante, humano e prático de incentivo à leitura e que desenvolvem e facilitam o acesso ao livro de forma coletiva e comunitária. A Lorisa reuniu em seu TCC iniciativas que partiram de pessoas não-bibliotecárias com o intuito de facilitar o acesso ao livro e ampliar a circulação de livros livres para a população, sem burocracia.

No TCC ela fala sobre brasileiros separados apenas pela localidade, mas unidos pelo mesmo propósito: promover o acesso ao livro, e conscientizar a sociedade sobre o papel importante que a leitura pode ter na construção da cidadania e reconstituição dos sujeitos. E que para isso acontecer, utilizam espaços alternativos como: viadutos, praças, paradas de ônibus, e muitos outros locais públicos, transformando-os em lugares propícios para os encontros entre as pessoas e o livro. 

E nós achamos muito legal que ela tenha visto no trabalho que realizamos através dos livros que escrevemos e publicamos pela Magnolia Cartonera e dos textos, iniciativas e recursos que articulamos através do Blog Bibliotecas do Brasil, um material relevante para ser escolhido como assunto para seu projeto de conclusão de curso. Agora em 2020, a Lorisa entrou em contato com a gente para nos dar essa maravilhosa notícia: O TCC dela virou um capítulo no livro “Mediação da Leitura Literária em Bibliotecas” da Editora Malê (@editoramale). Que maravilha! Obrigada Lorisa por partilhar seus conhecimentos e trabalho com a gente. Ficamos muito felizes! 👏🏻🎉 

Quem se interessa por essa multiplicidade de assuntos assim como nós, vai adorar este livro. Deixo aqui links para quem quiser se aprofundar:

— Artigo sobre o TCC da Lorisa no Bibliotecas do Brasil: https://bit.ly/2BhEp2D
— Compre o livro “Mediação da Leitura Literária em Bibliotecas”: https://amzn.to/2BHpTBp
— Dê uma força ao Ideias para Bibliotecas Livres: https://amzn.to/2XzjIHR 


Organização de Jorge do Prado | Editor: Vagner Amaro

A Editora Malê de Literatura Afro Brasileira prioriza a edição de textos de literatura (romances, contos, poesia e ensaios) escritos por escritoras negras e escritores negros brasileiros. Segundo Vagner Amaro, fundador da editora, 'a Malê é planejada com objetivos bem específicos: aumentar a visibilidade de escritores e escritoras negros contemporâneos, ampliar o acesso às suas obras e contribuir com a modificação das ideias preconcebidas sobre os indivíduos negros no Brasil'. 

Texto: Daniele Carneiro
Acompanhe nossos perfis no Instagram: @magnoliacartonera | @bibliotecasbr

Contato

Fale com a gente


Localização

Portão - Curitiba/PR - Brasil

Email

contato@magnoliacartonera.com